domingo, 10 de março de 2013

1

Desculpem! (De Novo) e Pêssankas! kkk

Hoy Gente!
Me desculpem mais uma vez, mas é que está muuuuuito corrido aqui, escola, estudos e tudo mais..kkkk
Mas vou tentar postar alguma coisa todo domingo...desculpem, gostaria de postar mais (bem mais) mas sério mesmo, os estudos estão ocupando 23 horas do meu dia..kkk

Bom, hoje eu trouxe uma curiosidade bem interessante, como está chegando a páscoa e tudo mais, é bem o tema mesmo. kkk
Pesquisando e andando por ai, eu vi um artesanato bem legal.
São as pêssankas!


O ovo, um dos símbolos mais importantes e conhecidos da Páscoa, representa vida. Uma das tradições mais bonitas e antigas durante este período envolve justamente a entrega do ovo para familiares e amigos.
Mas não é um simples ovo. Ele traz mensagens como paz, harmonia, amor e saúde, além de ser uma verdadeira obra de arte. São as pêssankas, originárias da Ucrânia e que hoje não ficam mais restritas aos ucranianos e seus descendentes. Pessoas de todas as religiões e origens se interessam pelas pêssankas, que surgem a partir de um trabalho artesanal delicado e trabalhoso.
Não é legal? Cada ovo desses foi pintado manualmente e cada desenho significa uma coisa.
Os desenhos na casca do ovo são feitos com cera de abelha. Para conseguir os detalhes das cores, as pêssankas são mergulhadas em tinta especial e importada. Uma cobertura de cera de abelha é aplicada onde se deseja preservar a cor. Depois, os ovos passam por outras tintas.
Em cada etapa eles precisam secar naturalmente. Após esse processo, as pêssankas são lavadas e envernizadas. Uma pêssanka feita a partir de um ovo de galinha demora entre 4 e 5 horas para ficar pronta.
Kilmczuk conta que cada desenho e cada cor na pêssanka possui um significado. O amarelo representa sabedoria e prosperidade; o laranja, energia; o vermelho, vitalidade; azul, paz e harmonia; branco, pureza; lilás, transição; marrom, mãe terra.
Não são bonitos? Imagina ganhar um desses na páscoa? Não é de comer, mas eu queria!!! E vocês?Gostaram? Espero que sim!
Beijosss! :*


Um comentário:

  1. Florzinha,
    eu ja tinha visto algo assim...mas acho que não por esse nome,não me lembro..mas em fim, eu acho lindo de mais, e fofo ><
    porém entre esses e os de chocolate,prefiro os de chocolate u.u
    mas é bem interessante e não parece que foram pintados a mão,pois tem muito detalhe...muito legal,gostei bastante
    bom...eu acabei que te tirando da gincana pela sua ausencia...mas estamos na segunda fase agora e eu nem postei os resultados ainda,então...o que acha de continuar?bom, se quiser é só responder NO POST DA GINCANA, com as respostas ta?
    peço desculpas por ter feito isso,mas pensei que não voltaria,ou iria demorar muito...desculpa ta?
    beijos
    Cerejas Voadoras~~

    ResponderExcluir

Oi Gente!
Eu AMO quando vocês comentam!
--> Por favor, comentem sobre o post.
-->Quer fazer críticas? Seja educado e tenha respeito por favor.
-->Quer elogiar? Fique a vontade!
-->Quando comentar deixe o nome do seu blog! Isto é, se você tiver, é claro.
-->Pode colocar "SEGUINDO SEGUE DE VOLTA?", mas eu só vou seguir se eu gostar do blog. (;
--> Aceito selinhos e tags
Se o seu comentário estiver dentro dos padrões acima, vá em frente! =D